encantadoras de palavras

Minha vida é repleta de sonhos... Ou diria metas?!
Em tempos de muitas definições, critérios e diferenças entre propósito, sonhos e metas... Já não sabemos por onde começar a realizar.

Com respeito aos que trabalham com essas distinções e motivações... Esse texto vem falar mais do alinhamento entre a vontade, o desejo e a realização.
Com menos teoria e mais alma... Menos pressão e mais construção.
Saí de Uberlândia no ano de 2001 com o sonho de ser professora universitária.
Primeiro passo, fazer o tal mestrado que ainda não tinha na minha cidade.

Porta de entrada? Um aprimoramento voluntário no Hospital de Clinica da Unicamp.
Ali aprendi a ser fisioterapeuta com os melhores, enquanto lutava por uma chance de qualquer orientador me aceitar em seu laboratório.
Completa desconhecida e vinda de um centro universitário sem tradição passei em quarto lugar na prova de mestrado... Após estudar e estagiar durante seis meses.

Segundo passo, experiência como professora... Não tinha nenhuma, recém formada, eu sabia muito sobre minha área mas nada sobre a lida da sala de aula.
Um colégio técnico de Americana/SP me deu essa chance... numa tarde chuvosa, me apresentei para o dono da escola e saí de lá com os horários para iniciar na semana seguinte.
Lá fiquei por sete anos...apaixonada pela escola, meus alunos e a cidade...
Muitas outras escolas e institutos de pós-graduação passaram também nesse tempo... contudo, destaco essa por ser a primeira...e pelos bons encontros que tive lá.
As classes, meus alunos e colegas... Os amigos, meu primeiro apartamento... Tudo isso foram conquistas que marcaram minha vida.

Queria mais... Sonhava mais...

Terminei o mestrado, finalmente! Fiz cursos na área de Saúde do Trabalhador... Abri minha própria consultoria.
Ainda não havia realizado o sonho de ser professora universitária...queria a possibilidade de uma cadeira adjunta.
Cansada e trinta quilos acima do peso, o sonho foi se realizar após um processo seletivo em Belo Horizonte, MG.

Segui de mudança em fevereiro de 2008, ficando na cidade até dezembro.
Ali, muito aprendi também... e tinha saudades da cidade e escola anteriores.
Ali aprendi...cuidado com seus sonhos...e com o que você deseja!
Eles podem se realizar sem que você esteja preparado...

E assim foi comigo... De volta a Uberlândia, em dezembro de 2008... Com um pequeno tumor na tireoide e quarenta e cinco quilos acima do peso.
Aqui, lecionei em faculdade, pós-graduação...me tratei clinicamente.
Aqui perdi o viço da sala de aula... O brilho e a motivação, não sei.

Após duas tentativas de doutorado frustradas... Coloquei o sonho de ser doutora, temporariamente, na gaveta (Qualquer hora, eu desengaveto...bato a poeira e coloco as cartas na mesa, penso enquanto escrevo)...

Sem muitas perspectivas e lutando contra uma depressão que me avassalou... Comecei a fazer Serviço Social e a prestar serviços em uma pequena editora.
Aos poucos novos sonhos iam surgindo... Ainda que eu não tivesse consciência deles.

Por precisar de maior estabilidade e das contas pagas, entrei para o ramo dos concursos públicos... fui gestora de banca elaboradora, elaboradora e concurseira durante dois anos.
Aprovada em um cargo, eu pude realizar mais sonhos... Cuidar da minha saúde.

Em junho de 2015, eu passei pelo procedimento de cirurgia baritátrica... Na qual tenho maior respeito e cuidado.

Sigo a risca toda prescrição e eliminei 62 quilos... Atingindo mais uma meta... Realizando mais um sonho.
Agora, enquanto escrevo choro...

Não sinto tristeza... Apenas as lembranças passam por mim.
É a minha trajetória até aqui...

Sou muitas mulheres numa só... E não me envergonho de nenhuma que fui.
Melhor, sou hoje minha melhor versão.

Tenho muitas outras conquistas... Carro, meu apartamento, meu espaço...

No meio (porque isso aqui não é o fim e sim, um recomeço!), é a gente sentir e realizar... Sendo grato pelo dom da vida. É sonhar sem a ideia romântica de que o sonho habita um espaço irrealizável.

É fazer valer a máxima de despertar porque acorda é pouco... É ser sim, seu mundo e sua mudança, como dizia Gandhi.

Escrevo aqui desde julho desse ano... Por que tinha o sonho de que as pessoas lessem meus escritos.

Publiquei meu primeiro livro de crônicas, depois de inúmeros livros técnicos...

Vou me conhecendo... Reescrevendo minha história aqui nessas linhas, nas telas para vocês, leitores... E na vida.

Hoje escrevo aqui porque esse é meu sonho realizado... O maior deles!
O sonho de ser encantadora de palavras...

Sonho, meta, propósito, não sei... É meu... O que sei é que faz parte de mim e me arde.

E o que é ser encantadora de palavras?

É saber acolher essa tal, sentí-las sem sofrimento...filtrar na alma...
As palavras, quando encantadas, me permitem ser a ponte entre você, querido leitor, e a experiência de estar vivo...

Elas me permitem lembrar você de como se sente... Se reconhece e pensa.

Sim, eu sou uma encantadora de palavras porque gosto de gente...

Sou apaixonada pela alma humana... E não tenho pretensão de julgamentos.

Sou encantadora de palavras... Esse é meu nome e minha alma, em profissão, se tivesse que definir.

Se você quer dançar, falar em público, lecionar, atuar, empreender...
Se você quer vender, comprar, se casar, adotar, gerar...
Se você quer viajar, chegar, mudar de cidade... Viver mais e melhor.
Deixe que seus sonhos e metas ganhem sentido dentro de você...

E de dentro para fora, ele será construído...
Cuidado, sonhos não construídos podem ser frustrados... E frustração faz a vida ficar cinza e amarga...
Se lance no alicerce do sonho prepare a massa, faça a base com mais carinho.

Na analogia dos jardins, sonhos são sementes, precisam de solo fértil e cuidado...
Tem tempo de nascer, crescer e florescer...

Como encantadora de palavras, eu sonho muito.
Agora, por entender mais da vida, tenho leveza...
A pluma que transita pelo espaço onde mora a meta e reside o sonho...

Bons sonhos para você também... Gratidão!






0 comentários:

Postar um comentário