Em tempos de sentir os pés no chão

Dia da criança...
Já comprou seu presente?
Sinto o vento de algumas respostas em minha direção:
Não, que absurdo...  Tenho mais de trinta anos...

Imagina, não tenho tempo para essas coisas...
Vixe, mal tive condições de comprar dos filhos ou sobrinhos...

Calmamente, eu respondo você, devolvendo ao vento (ou linhas digitais)...
Não, caro leitor, não é disso que estamos falando aqui.
Deixe de lado a idade cronológica... ou até a emocional.

Eu entendo, racionalmente, que não temos mais idade... que a vida nos trouxe imensas responsabilidades.
Mas você sabia que ainda temos nossas crianças?

Não falarei sobre o tratado psicológico disso ou daquilo... não é intenção e tão pouco tenho formação para tal.
Só quero que você aproveite esse feriadão para refletir e fazer algo diferente...
Vamos começar...está pronto?
Ah, antes de mais nada... Liberte-se dos rótulos.

Esqueça o cargo profissional, o estado civil, o plano de cargos e salários da instituição ou empresa na qual trabalha...
Esqueça se tem filhos ou se é filho...

Por um instante apenas, não se jugue e não tenha medo de ser julgado.
Se ainda não está pronto para esse exercício, tudo bem...eu te entendo.
Também já fui assim tantas vezes que continuo te acompanhando e acolhendo.
Também já fui tão presa em conceitos que nem eram meus...

E no meu ego, tão julgador que me puxava como se que fosse o cavalo da carroça.
Calma, não estou querendo brigas ou reações...
É só um tempo para reflexão...acolhimento...

Um tempo para você pensar sobre como tem vivido...
E se a criança interior, ainda que sofrendo de inanição, ainda palpita dentro de cada um de nós.

Ok, noutro momento quem sabe...sem julgamentos, ok?!
Já nos julgam, separam e classificam o tempo todo...
Esse espaço não é para isso.
Enfim, para mim e os demais que estão prontos...
Respiremos fundo...

Esqueçamos que o último brinquedo foi o carro que você comprou...
A bolsa, o vestido ou a maquiagem cara.
Esqueça os brinquedos atuais...

Lembre da praça, do parque da cidade em que você cresceu...
Lembre das músicas favoritas, dos amigos, das brincadeiras da rua...
Ah, morou em apartamento por toda a vida?

Lembre da escola, dos vizinhos, primos e da casa da avó.
Humm, consegue sentir o perfume do bolo? Pudim de leite?

Sorriso no rosto só de lembrar...
Nessa energia, faça algo bacana por você hoje...
Compre um doce gostoso na padaria... um picolé, sorvete.
Faça topete de shampoo quando for tomar banho...

Cante...dance... ritmos gostosos ou até o Despacito.
Não quer fazer nada disso?
Ok, tudo bem...

Veja uma foto sua de criança... e depois, se olhe no espelho.
Sorria, vocês estão juntos e aqui...
Permita-se apresentar para essa criança...
E deixá-la se afeiçoar a você...

Com o tempo vocês farão as pazes...
Vão dar muita risada, vão fazer dancinhas juntos.
Vão escolher filmes bobos para assistir comendo pipoca.

Vão ver a vida e as pessoas com a alma mais leve...
Vão deixar de carregar mochilas sociais tão pesadas...
Aos poucos, sua criança vai te convidar a fazer mais coisas...

A ir mais ao parque da cidade, ao clube...
A trabalhar e brigar menos...
A tomar banho demorado, escolher a roupa...

A fazer mais amizades...a estar mais aberto à vida.
Aos poucos você vai voltar a andar de pés no chão...
E vai redescobrir como é bom ser você mesmo.



0 comentários:

Postar um comentário